Notícias

ETecFOA inova com metodologias ativas e práticas dinâmicas no curso de Enfermagem 

A Escola Técnica da Fundação Oswaldo Aranha (EtecFOA) tem se destacado por implementar metodologias ativas e dinâmicas no curso de Técnico em Enfermagem, promovendo uma transformação no processo de ensino-aprendizagem. Sob a orientação da professora Márcia Bastos, as aulas de Fundamentos em Enfermagem I estão proporcionando aos estudantes uma experiência educacional inovadora e colaborativa. 

A utilização de ferramentas como práticas de procedimentos, gamificação e outras metodologias ativas tem se mostrado essencial para envolver os estudantes de forma mais participativa. “Quando os alunos se envolvem diretamente, o ambiente educacional se torna dinâmico e colaborativo, deixando de ser um espaço passivo e tornando-os protagonistas de sua própria jornada educacional”, afirma a professora Márcia Bastos. Segundo ela, esse tipo de abordagem não só incentiva a autonomia e o pensamento crítico, como também promove a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. 

Durante as aulas, os estudantes têm a oportunidade de aprender técnicas fundamentais para a vida profissional, como a higienização correta das mãos e o uso adequado de luvas estéreis. Um dos momentos mais inovadores foi o uso da “caixa preta”, que permitiu aos alunos verificar se ainda havia sujidade nas mãos após o procedimento de higienização, proporcionando uma compreensão mais aprofundada sobre a importância da técnica. 

Outro destaque é a gamificação, uma estratégia educacional que transformou o aprendizado em uma experiência divertida e desafiadora. Através de um quiz dinâmico sobre termos técnicos, os alunos testaram seus conhecimentos de forma lúdica, reforçando o conteúdo de maneira envolvente. Para João Vitor Pinheiro, estudante do 1º período do curso Técnico em Enfermagem, essa metodologia foi impactante: “A dinâmica do quiz para mim foi uma experiência incrível. Esses métodos de ensino nos dão um impulso a mais nos estudos e nos ensinam sobre o trabalho em equipe, que é essencial na nossa futura área de atuação.” 

Além disso, a professora Márcia destacou o uso do TBL (Team-Based Learning), onde os estudantes recebem feedback imediato por meio de uma raspadinha, reforçando a construção do conhecimento de forma coletiva e participativa. Ela acredita que essas abordagens também ajudam a atender diferentes estilos de aprendizagem, promovendo inclusão e respeito às individualidades dos estudantes. 

Com essas metodologias inovadoras, a ETecFOA está formando futuros profissionais de enfermagem mais preparados, capazes de enfrentar os desafios da área da saúde com flexibilidade, adaptabilidade e espírito de equipe. 

Compartilhar